17 de junho de 2011

Em busca da alma feminina- A beleza a revelar

Boa noite, cremosas de Jesus! Tão boas?
Esse post faz parte de uma série de posts (dependendo da aceitação, eu penso se continuo ou não) baseada em um dos livros mais marcantes que já li, Em busca da Alma feminina, de John e Stasi Eldredge (Ed. Thomas Nelson Brasil, 2007). Se você pertence ao grupo daquelas que tem náuseas só de pensar em ler coisas de 'mulherzinha', esse livro é pra você também! Sério gente, mexeu intensamente com tudo o que eu pensava e sentia a respeito do meu papel, vocação e relacionamento com Deus. Recomendo fortemente!
Nesse livro, os autores observam três anseios que regem a natureza feminina (sim, TODAS NÓS FOMOS CRIADAS PARA DESEJAR ESSAS COISAS!): Revelar beleza, Desempenhar um papel insubstituível em uma grande aventura e Viver um romance. Esse post é uma compilação das minhas 'pensações', do que Deus me revelou e do que tenho entendido como o primeiro deles, a Beleza a ser revelada. Bora lá?


Eu já disse que amo os tempos áureos da Disney, né?
Acostumem-se, eles sempre ilustrarão meus posts! hehe
Tá, a gente sofre uma pressão ferrada nos dias atuais para ser bonita. Existe um padrão definido e inflexível de beleza imposto pela sociedade (inclua-se aí, você também o impõe a si mesma), e fazemos de tudo para (literalmente) caber dentro dele. Você quer ser bonita, né? Deveria. Foi criada para isso! A verdade é: por mais que você seja do-contra e diga que não se importa, assuma: você anseia e deseja emanar beleza. Quer saber o porquê? Veja as razões que John e Stasi Eldredge enumeram:



  • A beleza fala. Richard Harris, bispo de Oxford, escreveu: 'É a beleza da ordem criada que nos dá resposta aos nossos questionamentos sobre Deus. Santo Agostinho ainda diz que encontrou respostas para suas perguntas na beleza do mundo.
  • A beleza consola. Pense em como é estar em um congestionamento por mais de uma hora. Gás te sufocando, buzinas, pessoas gritando coisas obscenas. Agora, imagine-se em um tranquilo jardim. Barulhinho de água, a brisa leve, flores coloridas. Há espaço para sua alma. Ela se expande. Você pode respirar, pode descansar. É por isso que damos flores a pessoas que estão de luto, por exemplo. Em algum lugar, a beleza nos diz que há esperança. Nos diz que tudo ficará bem. 
 A verdade é: por mais que você seja do-contra e diga que não se importa, assuma: você anseia e deseja ser bonita. No fundo do seu ser, você reconhece que a beleza é importante, não? Uma mulher bela é amável. É uma boa companhia. Na presença dela, você pode parar de vigiar. De prender a respiração. Uma mulher bela diz que tudo ficará bem.
Seu coração bateu mais forte diante dessas palavras, né? Você também deseja que olhem pra você e sintam-se acalentados e admirados. Você foi criada para revelar beleza. E deseja isso ardentemente.
Stasi Eldredge diz que uma mulher sabe, no fundo de sua alma, que deseja trazer beleza para o mundo. Uma beleza que transcende todos os padrões culturais, uma beleza que pulsa, transborda e culmina em sorrisos. Talvez esteja enganada em relação a como fazê-lo, mas ela deseja ter uma beleza para revelar. Entendam que essa beleza é mais que simplesmente 'conseguir um homem'. Bem antes de notarem o sexo oposto, as meninas já enfeitam seus cabelos e brincam com echarpes de lantejoulas, saias rodadas e sapatos da mamãe. O anseio por beleza está em seu projeto, em seu coração.




Confesso que meu relacionamento com a beleza sempre foi conturbado. Alta demais, nariz grande demais, mais gordinha do que o recomendável. Como oferecer beleza a um mundo que determina que nada que não seja parecido com a boneca Barbie é digno de ser contemplado? A maioria de nós vê a beleza como um atributo arrogante, com o qual nem todas foram agraciadas. Um grande consolo? Não é desse tipo de beleza que estamos falando.
Recentemente estive em uma reunião onde clamamos para que Deus nos revelasse o pior de nós. Qual não foi a minha surpresa durante a semana que seguiu após a reunião! Quantas palavras ferinas, quantos pensamentos impuros, quanto lixo não passou por minhas mãos! Se minha esperança era ser 'interiormente' bela, eu estava perdida!
A beleza superficial é uma beleza que nunca descansa. E por beleza superficial, entenda tudo o que você tem como 'beleza interior' também! Nossa natureza caída não nos permite manter a aparência de 'florzinha de Jesus' por muito tempo! E o pior: não basta estar  bem intencionado! Como muito bem disse Paulo: 'Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto a mim.' Romanos 7:18-21
Nessa semana que se passou agora, mais do pior de mim veio à tona. E agora? Como poderia cumprir o propósito para qual fui criada, estando entorpecida pelo pecado e pela justiça-própria de tal forma que nem o mais intenso dos meus esforços poderia me salvar? Simples. Parando de me esforçar.



Entenda que nada disso vai sair de você. A beleza humana é competitiva, incompleta e inflexível. Impressiona, mas não descansa. A beleza que ansiamos é uma beleza transcendente. Pense em como é contemplar um pôr-do-sol, por exemplo. Queremos que nunca acabe, queremos experimentá-lo em cada vão momento. Às vezes, a beleza é tão profunda que traz saudade. Saudade de um Éden que não conhecemos, mas que sabemos que fomos criados pra Ele. A beleza nos traz esperança por tudo que está por vir, pelo momento em que todas as coisas serão eternamente belas. A beleza diz: Há algo mais para você. Há alguém que criou todas essas coisas. A beleza verdadeira conduz à Deus, porque a beleza É DELE! À sombra da cruz é que existe a possibilidade de estarmos diante dEle, e refletir sua beleza. A beleza transcendente é simplesmente o reflexo de um relacionamento com Deus, onde Ele, e não os nossos esforços, são o centro.
Por isso, minha querida, descanse. Pare de competir. Pare de se esforçar. Nele está a beleza, porque Ele é belo. Essa sensação de fracasso que ficou aqui, entre nós, é uma forma de frustrar as nossas tentativas de produzir algo que só pode vir de Suas mãos. Ele a convida: 'Venha, minha querida, venha, minha bela, venha comigo!' (Ct 7:10) Reparou no 'bela'? Pois é, Ele já enxerga a plenitude do que você pode ser.

Em amor,
Doth


PS 1: Se eu fosse você, regaria o seu próximo momento com Ele com essa música:




PS 2: Gente, querem continuar as postagens dessa série? Só continuo se vocês quiserem, rs

8 comentários:

  1. Que Ele me faça enxerga a plenitude do que eu posso ser Nele, por Ele e para Ele.
    E sim, tô me sentindo "A derrota". Sensação de extremo desconforto simplesmente porque muitas vezes trilhamos o caminho inverso ao Dele.
    Bjoo Doth flor!
    Amei o post!

    ResponderExcluir
  2. Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmmmmm!
    Continue a série!

    ResponderExcluir
  3. Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmmmmm!
    Continue a série! [2]

    Amei esse post, é verdade que todas nós nos preocupamos com beleza exterior, mas não podemos deixar isso ser nossa prioridade. e sim buscar primeiramente nosa beleza interior!

    Bjuss

    ResponderExcluir
  4. continue a série, please, Doth :))
    Não somente gostei e AMEI o post, como foi a coisa certa no momento certo que precisava ler. Incrível como Ele arquiteta tudo... devemos apenas deixar em Suas mãos e PRONTO.!
    Bom trabalho, meninas :))

    ResponderExcluir
  5. Lindona
    Por favor, continue !!!
    Eu sou das mocinhas que ama tudo que vc escreve, afinal, isso é um dom... Não sei escrever aqui como vc o faz tão bem, mas quero registrar que vc deve prosseguir...Continue escrevendo sempre com verdade e pureza de coração, isso mesmo na sua confusão juvenil, demostra uma linda pérola sendo trabalhada o tempo todo pelo criador...beijos dessa que lhe ama muito...sua irmã Dani Paola

    ResponderExcluir
  6. Ai gente, glória a Deus! Fico muito, muito feliz mesmo!
    Que Ele possa nos aperfeiçoar mais!
    E aguardem a continuação nesse mesmo bat-canal,rs. Continuem comentando!

    ResponderExcluir
  7. Doth continue a série siim!
    Adorei o post e a música do vídeo que você colocou é muito linda :)

    ResponderExcluir
  8. Please, Continue SIM...
    Estava precisando ler isso.

    Deus te abençoe, Doth.

    ResponderExcluir